home Paisagismo e Jardinagem Como prevenir que plantas e árvores sejam atacadas por cupins e outras pragas urbanas

Como prevenir que plantas e árvores sejam atacadas por cupins e outras pragas urbanas

Por Íltonjorge de Assis Roque – Tom, paisagista, proprietário da GT Paisagismo, atua desde 1980 com qualidade e criatividade, mantendo sempre o compromisso de preservação da natureza e meio ambiente. Por seu conhecimento e credibilidade participou do Projeto Verdejando, da Rede Globo.

Paisagista, Tom, Íltonjorge, Verdejando, Podas, Poda Especializada, Horta Caseira, Horta Doméstica, Jardinagem, Jardim, Compostagem, Paisagismo, Cupim, Cupins, Pragas Urbanas


icon-home
icon-fb-01
icon-email-01

Sabemos da importância das árvores para o controle da qualidade do ar. Porém, os benefícios gerados por elas vão além disso, e são fundamentais para a manutenção e equilíbrio do meio ambiente.

1) As árvores ajudam na prevenção de doenças respiratórias, doenças relacionadas ao stress e, até mesmo, câncer de pele, pois promovem sombreamento, ar puro e ambiente atrativo para descanso ou recreação. 2) Devido ao efeito de moderação climática local, colaboram com a redução do consumo de energia. 3) São indispensáveis para a manutenção da biodiversidade e ecossistema. 4) Reduzem a poluição sonora. 5) Ajudam a conter a velocidade dos ventos. 6) Mantém a umidade do ar e a regularidade das chuvas. 7) Fornecem alimentos para os homens e animais. 8) Seus nutrientes são usados na produção de medicamentos e na indústria famacêutica. 9) São utilizadas como matéria prima para a produção de móveis, borracha, resinas e pigmentos. 10) Evitam a erosão do solo. 11) Embelezam o ambiente com seus variados formatos, cores e flores.

“Mas para que as árvores cresçam fortes, nos presenteiem com todos esses benefícios e contribuam com a nossa qualidade de vida é necessário um bom plantio. Este deve ser feito num espaço de terra adequado e longe de entulhos para que as raízes se desenvolvam, pois elas são parte muito importante das árvores” – diz o Paisagista Tom (WhatsApp 11 9.9992-4976).

10 DICAS DE PLANTIO:

  1. Escolha a árvore correta para o local
  2. Escolha a época certa para o plantio
  3. Verifique a qualidade da muda
  4. Cave um buraco pelo menos duas vezes maior que o torrão
  5. Fertilize o solo
  6. Adicione a terra preparada
  7. Proteja sua árvore
  8. Proteja o solo do entorno
  9. Regue muito bem
  10. Não fertilize novamente, após o plantio

PRINCIPAIS FUNÇÕES DAS RAÍZES:

  • Fixação da planta no solo
  • Absorção de água e nutrientes
  • Transporte e distribuição de ambos para as partes aéreas da planta
  • Reserva de nutrientes

 
Paisagista, Tom, Íltonjorge, Verdejando, Podas, Poda Especializada, Horta Caseira, Horta Doméstica, Jardinagem, Jardim, Compostagem, Paisagismo, Cupim, Cupins, Pragas Urbanas

Visite nosso site, gtpaisagismo.com.br | Curta nossa Fan Page

 

QUEDAS DE ÁRVORES DEVIDO ÀS FORTES CHUVAS

Um dos principais problemas enfrentados pela população dos centros urbanos.

São inúmeros os casos de árvores envelhecidas que caem devido ao desequilíbrio. Não apenas a idade enfraquece as árvores, existem outros fatores que são ainda mais graves, como as pragas nas raízes delas.

O que são pragas urbanas?

São espécies de insetos ou animais que em diferentes situações ou ambientes (rurais ou urbanos) possam gerar doenças, ameaças à saúde e ao bem estar, e prejuízo econômico. Normalmente, vivem em ambientes sujos, escuros, isolados, ou em locais que haja armazenamento inadequadamente de materiais, como entulho.

 

Paisagista, Tom, Íltonjorge, Verdejando, Podas, Poda Especializada, Horta Caseira, Horta Doméstica, Jardinagem, Jardim, Compostagem, Paisagismo, Cupim, Cupins, Pragas Urbanas

 

“As pragas buscam alimentação e abrigo no desperdício gerado pelo próprio homem” – afirma o Paisagista Tom (WhatsApp 11 9.9992-4976).

As principais pragas urbanas são:

  • Baratas
  • Moscas
  • Mosquitos
  • Formigas
  • Ratos e camundongos
  • Pombos
  • Cupins

 

icon-video-pragas-urbanasNO VÍDEO DESTACAMOS OS CUPINS
Cupins são insetos que vivem em túneis no interior da terra ou na madeira, e alimentam-se de celulose. Assim como as abelhas e as formigas, os cupins são animais que vivem em sociedade, onde cada indivíduo tem uma função específica. Na sociedade dos cupins podemos encontrar os cupins operários, os cupins soldados, os cupins reis e os cupins rainhas.

 

O que fazer para acabar com os cupins nas árvores?

A detecção de cupins em jardins e áreas verdes não é fácil, pois como o dano é interno e as árvores não apresentam sintomas aparentes, a identificação só ocorre após algum prejuízo à saúde da planta. No entanto, algumas práticas podem evitar sua aparição, como a prevenção de incêndios florestais, retirada de árvores danificadas ou doentes, não realizar podas incorretas ou adubação indevida, e selecionar espécies mais adaptadas.

Ao constatar que uma árvore possui cupins, está sendo testada uma maneira inovadora de combate à praga, um fungo produzido em laboratório chamado Metarhizium Anisopliae. O fungo é diluído em água e colocado nos locais afetados, gerando uma epidemia que atua nos órgãos internos dos cupins, causando sua morte.

Outra forma de acabar com os cupins nas árvores é colocar no local os predadores desse inseto, como aranhas, moscas, vespas, formigas, besouros, anfíbios, répteis, aves e alguns mamíferos, tais como porcos-formigueiros.

 
Paisagista, Tom, Íltonjorge, Verdejando, Podas, Poda Especializada, Horta Caseira, Horta Doméstica, Jardinagem, Jardim, Compostagem, Paisagismo, Cupim, Cupins, Pragas Urbanas

Visite nosso site, gtpaisagismo.com.br | Curta nossa Fan Page

 

Como combater as pragas urbanas?

“A principal forma de se prevenir as pragas urbanas é a conservação de espaços limpos, em boas condições de higiene e convívio humano. A proliferação das pragas ocorre quando há lixo acumulado, água parada, alimento estragado na geladeira, restos de comida pela pia, não higienização da casa, etc” – explica o Paisagista Tom (WhatsApp 11 9.9992-4976).

Para o combate eficiente a essas pragas, o ideal é procurar por uma empresa especializada, que utiliza formulações químicas seguras e não afetam o meio ambiente, sempre com aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Referências:

  • Projeto Verdejando
  • Portal G1
  • casa.umcomo.com.br
  • Wikipedia
  • jardineiro.net
  • Portal Terra

 

Comments

comments